quinta-feira, 16 de junho de 2011

Conteúdos sobre educação ambiental serão padronizados em Angola


Uma ideia interessante que eu apoio que se fizesse esforços para concretizar também em Portugal.

Marco Ferraz

Luanda - Os conteúdos sobre educação ambiental em Angola serão proximamente uniformizados para que a forma de pensar e agir em relação à natureza seja uniformizada, com base na sua preservação e conservação, afirmou hoje, em Luanda, o chefe de departamento de educação ambiental, Nascimento Soares.
“São várias as acções de educação ambiental que são feitas ao nível de todo o país, mas não existe uma padronização das actividades”, reconheceu o responsável que também é director executivo do Comité Nacional do Planeta Terra.
Em declarações à Angop após a apresentação do tema “As Iniciativas e Projectos de Educação e Sensibilização Ambiental em Angola e Suas Perspectivas” na conferência sobre Educação Ambiental e Cidadania, Nascimento Soares garantiu que esforços estão a ser envidados no sentido de reverter o actual quadro.

Apesar desta situação, considerou estar a bom “porto” o processo de educação ambiental no país, tendo em conta a aderência dos cidadãos às campanhas de limpeza, plantação de árvores e disseminação de conhecimento com relação à protecção do meio no seio dos adultos e crianças.

“A educação ambiental caminha para um bom caminho, mesmo com a existência de algumas zonas consideradas de cinzentas ao nível do país, dali a necessidade de trabalharmos para que todos sejam responsáveis por uma causa comum: a protecção do planeta terra”, considerou.
Reconheceu a necessidade de se trabalhar mais tecnicamente naquilo que deve ser feito em relação ao ambiente, para que sejam alcançados os objectivos.
O Ministério do Ambiente, através do Comité Nacional do Planeta Terra e seus parceiros, realiza há muito várias acções relacionadas com a educação ambiental para que os cidadãos tenham conhecimentos mais claros sobre a temática.
Sem mensurar o impacto já alcançado, Nascimento Soares disse que os resultados já começam a ser animados, sobretudo no seio dos mais pequenos.
Neste quadro, pretendem reaver alguns projectos já implementados no passado como “Olimpíadas Ambientais”, além da introdução de outros como “Linda Angola” que será realizado em Julho em parceria com uma instituição brasileira, no município do Rangel.
Nesta conferência, os especialistas franceses e angolanos estão a trocar experiência no concernente à educação ambiental, para a protecção e conservação do planeta terra.

Fonte: AngolaPress