terça-feira, 22 de novembro de 2011

Até ao dia 27 Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

No passado dia 19 de novembro teve início a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR). Até ao dia 27 são realizadas diversas atividades sobre resíduos em Portugal e noutros países europeus com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta temática.


 A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR) foi celebrada pela primeira vez em 2009. Esta iniciativa está integrada um projeto de três anos que conta com o apoio do programa LIFE+ da Comissão Europeia. Durante esta semana são realizadas diversas atividades sobre resíduos em Portugal e noutros países europeus com o objetivo sensibilizar a população para a problemática dos resíduos e motivar a responsabilização de cada cidadão. 


Desde 2009 que se assiste a um aumento das ações realizadas. Este ano estão contabilizadas cerca de 300 ações em Portugal e 7035 distribuídas pelo território europeu. As atividades estão disponíveis para consulta no portal www.eunaofacolixo.com. A nível nacional a Agência Portuguesa do Ambiente é a entidade organizadora em parceria com a Lipor. Os restantes parceiros europeus promotores deste projecto são a ADEME (França), a ACR+ (Associação das Cidades e Regiões para a Reciclagem), a ARC (Catalunha, Espanha), e a IBGE (Região de Bruxelas, Bélgica). 


No âmbito desta iniciativa a DECO visitou 18 escolas através do seu projeto Brigadas de Carbono com o objetivo de alertar os jovens para a necessidade de adotarem hábitos mais sustentáveis. De acordo com esta associação, o consumidor português tem falta de informação sobre qual o destino mais adequado que deve dar aos diferentes tipos de resíduos que produz em sua casa. *Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico Fonte: 


Fonte:www.eunaofacolixo.com, Público