terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Portugueses produziram mais lixo do que era previsto em 2010

Cada português produziu, em média, 511 kg de de lixo no ano de 2010, o que corresponde a um total de 5,1 milhões de toneladas. Este valor fica acima da meta fixada para Portugal, mas ligeiramente abaixo da média europeia, de acordo com os dados da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).


Do totalidade dos resíduos sólidos produzidos em Portugal, 85% corresponde a recolha indiferenciada e 15% a recolha selectiva – um valor que aumentou face a 2009 (13%). 

Mais de metade dos resíduos (61%) foram enviados para aterro, apesar de haver uma tendência de descida, seguindo-se a incineração com recuperação de energia, com 18%. A valorização orgânica foi a opção para 8% dos resíduos. O lixo recolhido em ecopontos ou porta-a-porta ascendeu a 356 mil toneladas.
 

As regiões Norte e Lisboa e Vale do Tejo foram as que mais produziram resíduos urbanos, com 31% e 39%, respectivamente, situação “muito possivelmente relacionada com o maior poder de compra e com a grande concentração de actividades económicas”, explica o documento. Do total de resíduos urbanos, cerca de metade são biodegradáveis. Destes, 64% vão para aterro, apesar dos esforços para a construção de infra-estruturas de valorização para cumprir os objectivos previstos na directiva comunitária.
 

A produção de resíduos urbanos em 2010 foi superior em cerca de 111 mil toneladas à meta estabelecida pelo Plano Estratégico para os Resíduos Sólidos Urbanos (PERSU), de 5,073 milhões de toneladas.



Fonte: Indústria & Ambiente