segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CCDR-N REAJUSTA REDE DE MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DO AR NA REGIÃO DO NORTE


A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), entidade responsável pela recolha, acompanhamento e a divulgação dos dados que resultam da medição diária de poluentes atmosféricos na região, reformulou a Rede de Monitorização da Qualidade do Ar (RMQA) da Região Norte, tornando-a mais representativa e mais ajustada à realidade da região.
A partir dos dados da qualidade do ar recolhidos entre 2005 e 2010, e tendo por base critérios legais como a densidade populacional, o número mínimo de pontos de amostragem para medição fixa de cada um dos poluentes e ainda alguns requisitos para avaliação dos níveis de concentração de poluentes, a RMQA passou a integrar, desde o início do ano, 21 estações de medição com 69 analisadores.
Na prática, e como se concluiu que havia estações com baixa representatividade, foram desativadas as estações de medição de Águas Santas (Maia), Baguim do Monte (Gondomar) e Calendário (Famalicão).
Nesta reformulação, foram, ainda, relocalizadas para novos locais algumas estações de medição, passando a ser mais representativas dos concelhos onde se inserem. São exemplos as estações da Boavista, Matosinhos, Espinho e Vila do Conde.

Fonte: CCDR-N