terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O que o município de Esposende gasta por ano em recolha de resíduos daria para construir um novo Centro de Educação Ambiental.

 A notícia que em baixo transcrevo chamou-me a atenção pelo comentário do presidente da câmara municipal de Esposende "O que o município de Esposende gasta por ano em recolha de resíduos daria para construir um novo Centro de Educação Ambiental" , não seria necessário contruir mais infraestruturas mas poderia ser interessante o investimento noutros municípios em ações de sensibilização e educação ambiental para melhorar o ambiente e a reduzir a despesa com os resíduos urbanos.
MF
O motociclista Paulo Gonçalves, de Esposende, é o rosto da nova campanha de sensibilização ambiental, com vista a cativar os mais jovens para a importância da reciclagem.
A imagem que circulará pelo concelho com outdoors onde se poderá ver Paulo Gonçalves a reciclar, foi, ontem, apresentada ao público no Centro de Educação Ambiental (CEA), perante uma plateia de motards que fizeram questão de ali marcar presença, homenageando, também, o motociclista.

“É um grande orgulho para mim fazer parte desta campanha e espero que os jovens me reconheçam pelas minhas participações no Dakar e se sintam, também, incentivados a reciclar cada vez mais e cada vez mais cedo, valorizando o papel que a reciclagem desempenha na sociedade de hoje rumo a um futuro melhor”, assegurou o motociclista.

“Quanto mais separação fizermos, mais estaremos a ajudar o meio ambiente”

O presidente da câmara de Esposende, João Cepa, apontou para a importante vertente educacional desta campanha, que pretende chegar “às gerações mais novas”.
“Quanto mais separação do lixo fizermos, mais estaremos, dessa forma, a ajudar, também, o nosso meio ambiente e, por outro lado, a ajudar o próprio município a poupar muito dinheiro na recolha e deposição dos mesmos no aterro sanitário”, esclareceu. O edil de Esposende indicou, mesmo, que ao nível do município esposendense, “só aquilo que se gasta, por ano, daria para construir no concelho um novo equipamento como este CEA ou um centro escolar, por exemplo”.

‘Pare, Separe, Recicle. Ajude o Ambiente’ - é a mensagem que irá acompanhar o rosto de Paulo Gonçalves nesta grande campanha de sensibilização vocacionada para os mais jovens.
“Esta é mais uma forma que encontrámos para apelar à recolha selectiva, com o objectivo de aumentar os rácios no concelho de Esposende”, destacou Alexandra Roeger, presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente.
Autora do artigo original: Marta Caldeira