quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Projecto de gestão ambiental permite poupar mais de 14 mil euros/ano na Universidade da Madeira


Um grupo de alunos do Curso de Especialização Tecnológica em Gestão Ambiental desenvolveu um projecto para a melhoria da eficiência energética nas salas de aula da Universidade da Madeira que permitirá poupar 1.200 euros por mês, mais de 14 mil euros por ano.
O projecto foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Projeto de Gestão Ambiental e consiste no aumento do poder de reflexão das luminárias existentes nas salas de aula através da aplicação de uma superfície espelhada. O aumento do poder de reflexão das luminárias permite desligar, em média, quatro lâmpadas em cada sala mantendo as condições de iluminação necessárias para o desenvolvimento das aulas.
Para já, a medida foi implementada em apenas uma sala mas, de acordo com os cálculos efectuados, a extensão da medida a toda a Universidade tem um custo de apenas 150 euros (fita adesiva espelhada) e permite reduzir o consumo de eletricidade para iluminação das salas de aulas de 3.680 para 2.470 euros por mês.
A concretização desta medida de poupança e eficiência energética, em conjunto com outras com o mesmo propósito, constituirão o projeto de estágio de um dos alunos finalistas do curso de Gestão Ambiental, a iniciar já neste mês de Fevereiro.
Fonte:dnoticias.pt