segunda-feira, 28 de maio de 2012

Formação de Educação Ambiental - Um espaço de reflexão e partilha

Foi com imenso agrado que a AMBIEDUCA co-organizadora do evento Formação Avançada em Educação Ambiental animou  a sessão de formação, promovendo uma reflexão em torno da atividade de Educação Ambiental e partilhando experiências e algumas ferramentas úteis para a prática.
A participação de Álvaro Pantoja ( Universidade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto) foi determinante para a reflexão e  contextualização do Educador Ambiental  como actor neste Mundo complexo e em mudança. As práticas pedagógicas também foram abordadas e sem dúvida que um nova forma de fazer educação com base na educação expressiva é urgente para envolver os alunos afectivamente  nos problemas.
Na  parte da tarde foi a vez de se aprender com  base na experiência e apresentação de casos práticos.
Pedro Teiga ( Projeto Rios) apresentou com o seu entusiasmo, que o caracteriza, o fantástico trabalho desenvolvido em torno da sensibilização e acompanhamento dos rios.
Alexandre Ventura (Lipor) apresentou e Educação na Lipor que desenvolve um excelente trabalho em torno da educação para a gestão de resíduos e se posiciona como um dos principais agentes na implementação de projetos e boas práticas em Educação Ambiental.
Cândida Rocha (APEA) apresentou o projeto Olimpíadas do Ambiente  e anunciou o vencedor no Concurso deste Ano letivo o Colégio Valsassina, os próprios alunos apresentaram o fantástico projeto que levou à atribuição do prémio, um Sistema de Gestão Ambiental Escolar que permite ao mesmo tempo ser uma ferramenta de gestão muito importante na monitorização de consumos e desempenho da instituição e articular como uma ferramenta pedagógica , envolvendo os alunos no trabalho de gestão e de implementação de medidas que contribuem para baixar a pegada de carbono da escola e envolver toda a comunidade escolar nessa missão.
No final os participantes puderam visitar as instalação da Compostagem Industrial e a horta pedagógica "Horta da Formiga" como um complemento pedagógico à ação de Formação.


Sem dúvida uma iniciativa muito enriquecedora e produtiva no que toca à promoção e divulgação da Educação Ambiental.