sexta-feira, 8 de junho de 2012

Dia Mundial dos Oceanos 8 de Junho


O Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para refletirmos sobre o papel que os oceanos desempenham na nossa vida e no equilíbrio do planeta.

Através da resolução 63/111 de 5 de dezembro de 2008, a Assembleia Geral das Nações Unidas designou o dia 8 de junho como o Dia Mundial dos Oceanos. Este ano, pretende-se chamar a atenção dos jovens para a sua proteção através da escolha do tema “Juventude: A próxima onda para a mudança”.
Os oceanos, que cobrem mais de 70% da superfície da Terra, desempenham um papel vital nas nossas vidas e no equilibro do planeta. Para além de serem o habitat de uma grande diversidade de vida marinha, ajudam na regulação do clima e são responsáveis pela prestação de vários serviços ao Homem, que vão desde o fornecimento de alimento à produção de oxigénio. Cerca de 70% do oxigénio libertado para a atmosfera é produzido pelo fitoplâncton, o que torna os oceanos o grande pulmão do mundo.
Atualmente a sobrepesca de algumas espécies, a destruição de habitat, a poluição, a introdução de espécies exóticas invasoras e as alterações climáticas têm colocado os oceanos sobre grande pressão.
A celebração do Dia Mundial dos Oceanos é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância dos oceanos na nossa vida e no equilíbrio do planeta. É fundamental agirmos em prol da sua proteção para assegurar a manutenção da sua biodiversidade e o nosso futuro.  
*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Fonte: Naturlink